quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nome:Emerson Azeredo
Time:Furacão de Genios
Familia:Ballas                27.06.13

Descritores de Ciências do 2º Bimestre 9 º ano

  • Diferenciar as famílias e os períodos dos elementos químicos na tabela periódica.

  • Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas, selecionando modelos explicativos que permitam diferenciá-las.

  • Diferenciar, quanto à arrumação atômica, substâncias simples de substâncias compostas e de misturas.

  • Identificar características e funções químicas de alguns componentes dos alimentos, tais como sal, açúcar, óleos e vinagre.

  • Reconhecer descrições de transformações químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.

  • Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos seres humanos.

  • Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás etc.) em processos do cotidiano e/ou experimentais como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies etc.

  • Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico.

  • Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.

  • Reconhecer processos de separação de misturas mais adequados às propriedades das substâncias que as constituem.

  • Reconhecer, através da comparação entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas como temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos.

  • Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário